terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dono do próprio nariz - Fernando Dolabela (*)

(*) Fernando Dolabela, consultor de empreendedorismo, diz que qualquer um pode ter muito sucesso com o próprio negócio



Qualquer pessoa pode construir uma empresa de sucesso e ser um grande empreendedor. O único requisito é entender profundamente como funciona o segmento em que a companhia estará inserida, segundo Fernando Dolabela, de 64 anos, professor de administração da Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, e dono da Starta, consultoria especializada em empreendedorismo.

Ele, que é o único brasileiro a ser sócio e fundador do World Entrepreneurship Forum, entidade francesa que reúne 80 especialistas de diferentes países para discutir práticas empreendedoras, explica nesta entrevista como se tornar dono do próprio negócio.

" Contrate os melhores profissionais de cada área para trabalhar na sua empresa "

Qualquer pessoa pode mesmo ser um empreendedor?

Ser empreendedor é como correr uma maratona. Na teoria, todos podem participar, mas é preciso ter preparo físico. Com disposição, qualquer um consegue criar uma empresa. Mas o essencial é ter dedicação para entender o mercado a fundo e ter muita criatividade para propor soluções inovadoras.

 
Então por que tantas empresas fecham rapidamente?

Uma pesquisa do Sebrae mostra que 22% das micro e pequenas empresas abertas recentemente acabam antes de dois anos. O problema são os altos tributos, o crédito escasso e as leis, que não são flexíveis. Além disso, muitos empreendedores entram no mercado sem fazer um planejamento, sem saber as dificuldades e sem definir metas.


Quais são os requisitos para criar uma empresa de sucesso?

Há quatro pontos essenciais. O primeiro é o autoconhecimento. A pessoa precisa fazer o que gosta porque ela vai ter de se dedicar integralmente ao negócio. O segundo ponto é conhecer profundamente o segmento em que vai atuar, desde a tecnologia necessária até onde estão os melhores profissionais. O terceiro fator importante é identificar no mercado um nicho não explorado ou uma necessidade do cliente e oferecer um produto ou uma solução. O quarto ponto é conseguir fazer com que sua ideia seja criativa e inovadora.

Qual conselho o senhor daria para quem quer sair da iniciativa privada e se tornar um empreendedor?

A primeira coisa é se cercar de pessoas boas em áreas que ele não domina. Quem tem dificuldades em contabilidade ou gestão de pessoas deve procurar profissionais especializados. Depois, usar o conhecimento adquirido para pensar em inovações.

 
É possível inovar dentro de uma empresa privada?

É absolutamente necessário, mas muito difícil. Isso só acontece quando as corporações criam um ambiente favorável à criatividade e as inovações podem partir de qualquer cargo, e não apenas da chefia. Esse é o grande paradoxo das companhias. Elas precisam inovar para manter a atratividade do seu produto, mas estão engessadas numa hierarquia inibidora da criatividade. Desse jeito elas perdem bons profissionais que ficam desiludidos porque não podem criar e acabam saindo das empresas para criar o próprio negócio.

Então as grandes empresas não inovam?

O problema é que elas têm de produzir em larga escala. Para isso têm de criar um sistema de gestão com procedimentos rígidos, que sigam regras predefinidas. A inovação se perde quando existe uma hierarquia muito rígida. Uma pesquisa americana mostra que 95% das inovações radicais do período pós-Segunda Guerra Mundial aconteceram em pequenas empresas. A formalidade das grandes empresas castra a criatividade.
 
Qual será o futuro do empreendedorismo?

Em alguns anos os empreendedores serão uma categoria de trabalho como outra qualquer. Essa turma será responsável pela transformação da economia brasileira, já que é ela que vai solucionar problemas e inventar alternativas para problemas que já existem. Isso vale tanto para os empreendedores que têm o próprio negócio quanto para os intraempreendedores, aqueles que são empreendedores dentro da empresa em que trabalham. Imagino que as companhias vão se abrir para essas mentes criativas. É uma tendência inevitável.

É possível aprender empreendedorismo nas universidades?

Ainda é difícil ensinar empreendedorismo nas universidades. As escolas preparam os jovens para serem empregados. Mas são as pequenas e médias empresas que vão provocar mudanças na economia. Veja o caso do Google e do Yahoo. Eles nasceram da ideia de jovens universitários.


Fonte: Revista Você S/A

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