terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Missão francesa vem a Belo Horizonte realizar estudo comparativo sobre planejamento urbano

Minas Gerais recebe nesta semana (14/02) a visita de uma delegação francesa de Nord-Pas de Calais composta por membros do Instituto de Planejamento de Lille (IAUL). O objetivo da missão é realizar um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e de Nord-Pas de Calais focado no planejamento territorial das duas regiões.

Já nesta segunda, 14, os membros da missão participam de Seminário Internacional sobre Temática Metropolitana, junto aos atores do planejamento urbano na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento é aberto ao público e vai contar com a participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar)

O seminário será realizado das 9h às 18h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg). O evento é gratuito e os interessados em participar não precisam se inscrever.

A delegação francesa é composta pelos Diretores do Instituto de Planejamento e Urbanismo de Lille, Philippe Menerault, e do Laboratório Territórios, Cidades, Meio-ambiente, Sociedade, Didier Paris, pela Professora do Instituto de Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Lille, Pauline Bosredon (Coordenadora do Workshop), Professora do Instituto de Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Lille, Julie Dumas e pelos estudantes de mestrado do IAUL Simon Citeau, Matthieu Guiot e Lucie Morere.

Após uma semana cumprindo uma agenda intensa de visitas e reuniões com diversos órgãos da administração municipal e estadual, os diretores e professores retornam à França. Os estudantes de mestrado do instituto permanecem em Belo Horizonte para desenvolver o estudo comparativo do planejamento territorial das duas regiões.


Fonte: Site da Sectes


Nenhum comentário:

Postar um comentário