Por Marisa Lemos*
Muitas empresas lançam seus sites e acreditam que pelo simples fato de estarem na internet os negócios prosperarão. Afinal, a internet é uma grande vitrine e o ambiente virtual um grande gerador de negócios. No entanto, nem sempre isso acontece. Recebemos um pedido de um leitor para analisar seu site e ajudá-lo a entender porque o site tem poucas visitas. Acreditamos que essa pode ser a dúvida de muitas empresas que nem sempre alcançam a visitação esperada em seus endereços web. Vamos focar na questão principal: o que um site precisa para atrair visitas?
Claro, a resposta a essa pergunta varia de acordo com o produto/serviço que o site oferece. Se estamos falando de um site de compra de passagens aéreas, a expectativa do usuário em relação ao que é necessário encontrar no site será diferente daquela ao acessar um blog de moda, por exemplo. Mas, de maneira geral, creio que podemos resumir o que um site precisa para atrair visitas em quatro itens:
1 – Ser encontrado pelos motores de busca
Segundo a pesquisa TIC Domicílios de 2009, 88% dos usuários de internet no Brasil acessam a rede para busca de informações e serviços online. Isso significa que os motores de busca possuem uma grande participação no envio de visitas a sites pessoais/de informação/de empresas.
Para ser encontrado e estar bem posicionado no resultado dos motores de busca no meio de tantos sites disponíveis, um site precisa ter alguns requisitos básicos e, no caso de estar em um segmento muito concorrido, utilizar técnicas chamadas de SEO – Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca.
2 – Conteúdo atrativo e atualizado
Outro fator importante de atração de visitas é o conteúdo. Ele precisa ser adequado ao público e ao que o site se propõe e ter atualizações constantes, fazendo com que as pessoas retornem ao site para ver as novidades. Além disso, conteúdo também é bom para o SEO, pois permite que as palavras-chave relevantes para o site apareçam em várias páginas, indicando que aquele site tem bastante conteúdo relacionado a elas.
3 – Usabilidade e boa organização de informações
Se um site tem ótimo conteúdo, mas não é bem organizado, as informações ficam perdidas e os visitantes se desanimam a voltar. Sites precisam ser fáceis de usar e ter as informações bem claras e localizadas. Uma boa dica de leitura em relação a esse assunto é o livro “Não me Faça Pensar”, de Steve Krug.
4 – Divulgação adequada ao público-alvo
Para ter visitas, é importante não só estar nos mecanismos de busca mas também buscar a sua audiência onde ela está e promover o seu site. É uma boa hora para se fazer as seguintes perguntas:
• Quais são os objetivos do meu site?
• Quem eu preciso alcançar para atingir esses objetivos?
• Quem são as pessoas que se interessariam pelo meu produto/serviço?
• Que outros sites elas frequentam?
Existem ferramentas de medição de audiência que indicam de onde vem o acesso ao site e quais palavras foram digitadas na busca que foi feita para encontrá-lo. Esses dados nos dão dicas de onde e como as pessoas buscam pelo site ou pela atividade/produto dele. E também podem dar idéias de onde mais trabalhar esta divulgação. Mesmo entre sites gratuitos há outras opções, como agregadores de links (ex: rec6, dihitt, linkk) ou sites e blogs relacionados ao assunto.
5 – Layout agradável
Por último, mas não menos importante, temos o layout. De nada adianta termos todos os itens acima bem resolvidos, se o site acessado agride os olhos ou irrita ou usuário com banners multi-coloridos, péssima utilização de cores ou fontes ilegíveis.
O layout tem que ser agradável e não se tornar cansativo para os usuários. Ele também tem que ser pensado junto com a usabilidade e organização de informações, para facilitar a percepção dos componentes do site pelo usuário. Como gostar ou não de um layout é uma coisa que também é bastante subjetiva, essa é uma área em que frequentemente se dá algumas “escorregadas”.
Acredito termos passado pelos principais pontos relativos à atratividade de um site. Se você tiver sugestões ou dúvidas, comente e colabore! Bons negócios!
* Marisa Lemos, Gerente de Projeto e Consultora de Marketing Digital
Fonte: PEGN
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