Aconteceu nos dias 11 e 12 de abril no auditório 1014 da Escola de Engenharia da UFMG - Campus Pampulha UFMG a primeira reunião de associados da RMI e de seus parceiros em 2012. A RMI é uma entidade sem fins lucrativos, que visa ao estudo, à pesquisa e experimentação de novos modelos sócio-produtivos e à respectiva divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, com a finalidade de fortalecer o desenvolvimento do empreendedorismo e Inovação no Estado de Minas Gerais.
Dentre os diversos assuntos discutidos, contamos com a participação do professor Rochel Lago (professor adjunto do Departamento de Química da UFMG) e da professora Lilian Barros Pereira Campos da Universidade Federal de Itajubá, autores do livro Cartas de Tsuji, que fizeram uma breve apresentação a respeito desta obra. Contamos ainda com a participação do Sr. Paulo César Bicalho de Abreu Chagas representante da FIEMG/ IEL que fez uma apresentação da Rede de Tecnologia – RETEC- FIEMG/IEL.
Tivemos ainda a discussão individual dos Grupos Temáticos de GESTÂO DE CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO, GESTÃO DE INCUBADORAS E GESTÃO DE PARQUES TECNOLÓGICOS e posteriormente os resultados da discussão foram compartilhados com os demais presentes. Ao final do primeiro dia, os Associados fizeram uma assembleia para apreciação e validação dos projetos das Incubadoras que manifestaram interesse em associar-se a RMI.
Já no segundo dia o Consultor Mateus Farias do CADE (Consultoria e Apoio ao Desenvolvimento Empresarial), um dos projetos de Empreendedorismo da INOVA-UFMG Incubadora de Empresas (empresa associada), apresentou parte do trabalho desenvolvido por eles, evidenciando alguns dos seus objetivos, tais como: Elaboração de ações de capacitação e suporte empresarial, apoio à criação de empreendimentos inovadores, planejamento e gestão empresarial, dentre outros.
Em seguida tivemos a apresentação da Srtª Verônica Mussi da ENDEAVOR, que detalhou o processo de desenvolvimento do “BOTA PRA FAZER”, um projeto desenvolvido em parceria com o SEBRAE e a RMI, cujo objetivo é contribuir com a capacitação das Empresas e do meio acadêmico. Finalizando, a Srtª Grazielle Cotta do SEBRAE/MG, falou a respeito do “DESAFIO SEBRAE”, um projeto desenvolvido com objetivo de promover um jogo virtual que simula o dia-a-dia de empresa. Podem participar destes jogos, universitários de todo o País, que organizados em equipes, testam a capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.
Fonte: Inova
Nenhum comentário:
Postar um comentário