terça-feira, 26 de outubro de 2010

Origem Incubadora abre inscrições para o curso de Marketing Estratégico

Estão abertas as inscrições para Programa de Treinamento Empresarial da Origem Incubadora que oferece o curso Marketing Estratégico. O curso acontecerá no próximo dia 05 de novembro, de 8h30 às 17h30, com carga horária de oito horas.

As inscrições podem ser realizadas na Origem Incubadora, à Rua São Paulo, 377 – bairro Amazonas e custam R$ 30,00.

Esta etapa do programa de treinamento será ministrada por Mauricio de Pinho Bitencourt - Engenheiro eletricista, especialista em telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, especialização em Administração de Empresas e em Controladoria Financeira, Consultor de Negócios. Carreira desenvolvida em empresas multinacionais e nacionais no setor de telecomunicações, nas áreas, da engenharia, marketing e administração, focando operações, definições estratégicas, implantação, transferência de tecnologia e desenvolvimento de produtos.

Durante o ano de 2010 foram realizados mais três cursos: Gerenciamento Empresarial, Gerenciamento Financeiro e Gestão da Qualidade, que contou a participação da comunidade itabirana e também dos gerentes e diretores das empresas incubadas.

Mais informações através do telefone (31) 3834-6472 / 3834-6136 ou pelo e-mail origem@origemincubadora.com.br



Origem Incubadora e Unifei encerram Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Origem Incubadora e a Universidade Federal de Itajubá – Unifei Campus Itabira, encerraram na última sexta-feira, 22 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itabira.
Durante a semana foram várias atividades dentro da programação, que contou com uma palestra na segunda-feira sobre práticas sustentáveis. Na terça-feira, 19, as atividades da SNCT continuaram pela manhã com as oficinas e a tarde foi à vez da gincana com participação das escolas inscritas no projeto. Mais de mil alunos compareceram ao Ginásio Poliesportivo para torcer por suas escolas. As escolas: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, Escola Municipal José Gomes Vieira, Escola Municipal Professora Antonina Moreira, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Colégio Municipal Professora Didi Andrade, Escola Estadual Professora Maricas Magalhães, Escola Estadual Madre Maria de Jesus, Fundação Itabirana Difusora de Ensino, Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães e Escola Municipal Antônio Camilo Alvim fizeram uma disputa acirrada durante as três horas de gincana.


As oficinas ministradas por professores da Unifei Itabira e também pela Itaurb contaram com a participação de várias pessoas da comunidade e também de alunos das escolas. Durante dois dias os projetos da Feira de Ciências foram avaliados por uma comissão julgadora formada por parceiros da Origem Incubadora e da Unifei Itabira.

O resultado final da gincana e da Feira de Ciências foi divulgado na sexta-feira, 22 de outubro, no auditório do i.tec, onde os três primeiros lugares da gincana e da Feira de Ciências receberam suas premiações. Os vencedores foram:


Feira de Ciências

1º Lugar: Fundação Itabirana Difusora de Ensino – FIDE – 01 troféu e um notebook

2º Lugar: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio – 01 troféu e uma impressora Epson

3º Lugar: Escola Estadual Prof. Emílio Pereira de Magalhães – 01 troféu e uma impressora Epson.


Gincana

1º Lugar: Escola Estadual Marciana Magalhães – 01 troféu e um notebook

2º lugar: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio – 01 troféu

3º Lugar: Escola Estadual Prof. Emílio Pereira de Magalhães


 
A escola que mais recolheu material reciclável foi a Escola Estadual Marciana Magalhães, que conseguiu retirar das ruas mais de 1.296,5 quilos de recicláveis. Ao todo o projeto arrecadou 3.294 quilos de material reciclável que foi entregue para a Itaurb.

Ao final da premiação os alunos da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra fizeram uma apresentação musical coordenada pelo professor da Unifei Itabira José Moura, que formou uma pequena orquestra com instrumentos musicais feitos a partir de materiais de construção. A ideia da apresentação partiu do projeto que teve a coordenação do professor José Moura, que durante dois meses acompanhou os alunos no desenvolvimento dos instrumentos musicais.







quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Origem Incubadora e Unifei abrem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A Origem Incubadora e a Universidade Federal de Itajubá – Unifei Campus Itabira, fizeram na última segunda-feira, 18 de outubro a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itabira. O evento aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e contou com uma palestra sobre “Práticas Sustentáveis e as ações do Ministério do Meio Ambiente” ministrada pelo assessor Euler Martins Lage do Ministério do Meio Ambiente.


Na terça-feira, 19, as atividades da SNCT continuaram pela manhã com as oficinas e a tarde foi à vez da gincana com participação das escolas inscritas no projeto. Mais de mil alunos compareceram ao Ginásio Poliesportivo para torcer por suas escolas. As escolas: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, Escola Municipal José Gomes Vieira, Escola Municipal Professora Antonina Moreira, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Colégio Municipal Professora Didi Andrade, Escola Estadual Professora Maricas Magalhães, Escola Estadual Madre Maria de Jesus, Fundação Itabirana Difusora de Ensino, Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães e Escola Municipal Antônio Camilo Alvim fizeram uma disputa acirrada durante as três horas de gincana.


 
O resultado final da gincana e da Feira de Ciências será na sexta-feira, 22 de outubro, às 14h30, onde serão premiados os três primeiros lugares.

A solenidade de abertura contou com a participação de centenas de alunos das 12 escolas participantes no projeto da Semana Nacional em Itabira, além de técnicos administradores e professores da Unifei e a equipe da Origem Incubadora.

PEGN - NOTÍCIAS - Minhas ideias estão protegidas se tenho só o protocolo de pagamento do pedido de patente?

PEGN - NOTÍCIAS - Minhas ideias estão protegidas se tenho só o protocolo de pagamento do pedido de patente?

Confira mais uma pergunta de utilidade para os empreendedores.


Origem Incubadora

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Coordenadora da Origem é eleita Vice-presidente da RMI

No último dia 8, os associados à Rede Mineira de Inovação – RMI – se reuniram em assembléia para eleger uma nova diretoria e conselho fiscal para o período 2010-2012. Representantes de incubadoras e parques tecnológicos do estado, bem como parceiros importantes como o SEBRAE-MG e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES, estiveram presentes durante a eleição, que aconteceu no Expominas durante a maior feira de inovação tecnológica de Minas Gerais, o INOVATEC.

O novo presidente da RMI, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia, da incubadora de empresas CRITT, de Juiz de Fora, falou sobre a dinâmica do processo de inovação e a necessidade de trabalhar com ainda mais dedicação para posicionar a RMI como agente de inovação em Minas Gerais. Apesar da complexidade da tarefa, esse será o grande desafio da diretoria eleita, que tem como vice-presidente Ana Cristina de Alvarenga Lage, da Origem Incubadora, de Itabira, e como diretoras Angélica Mendes Salles, da incubadora Habitat, e Samantha Cidaley de Oliveira Moreira, da Incubadora da Escola de Design da UEMG - IED, ambas localizadas em Belo Horizonte.

Para o conselho fiscal foram eleitos Anna Flávia Lourenço Esteves Martins Bakô, da SECTES, Wellington Teixeira Santos, da FUMSOFT e Andrea Furtado de Almeida do SEBRAE-MG.

Missão Técnica Internacional


No dia anterior à assembleia, a RMI realizou uma reunião ordinária no mesmo local, onde foram apresentados assuntos de interesse das incubadoras. Um deles foi o repasse das experiências adquiridas na Missão Técnica Internacional aos Estados Unidos, realizada em agosto deste ano, quando representantes da RMI, SECTES, SEBRAE-MG e de 11 incubadoras mineiras foram recebidos nos estados do Texas e da Carolina do Norte. Entre os locais visitados estava o Research Triangle Park, um dos maiores e mais antigos parques tecnológicos da América do Norte, além de universidades, incubadoras de empresas, institutos de desenvolvimento tecnológico e o programa de investimento em tecnologia do Governo do Texas.

Para saber mais, visite o blog incubadorasdeminas.blogspot.com.

Fonte: RMI

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cartilha destaca importância da Gestão do Conhecimento

Publicação ajuda empreendedor a saber mais sobre o mercado e a ganhar competitividade

Para sensibilizar o empreendedor sobre a importância da gestão do conhecimento, o Sebrae lança uma cartilha em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) sobre o tema. Com exemplos práticos de gestão, o informativo mostra que o conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio. Esse tipo de gestão visa organizar de forma estratégica os conhecimentos, tanto dos colaboradores quanto externos, fundamentais para o sucesso do negócio.

“Conhecimento é fundamental para a competitividade de qualquer negócio, independentemente do seu porte. Gestão do conhecimento é um processo de criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa”, explica a analista técnica da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae, Alessandra Cunha.

A cartilha está disponível em versão on-line na página do Sebrae http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/DowContador?OpenAgent&unid=A608BC79149CE6CA832577AF0061A46E) e no início de 2011 será impressa para distribuição nos estados. A publicação conta a história de Aroldo, jovem empresário de uma pequena indústria de móveis que, passando por dificuldades no seu negócio, pede ajuda ao seu padrinho, Dorival, experiente empresário de uma pequena fábrica de sapatos que utiliza a gestão do conhecimento para garantir a competitividade do seu negócio.

O conceito adotado pela cartilha é de que a micro e pequena empresa precisam estar sempre atentas a tudo que diz respeito aos seus negócios, tanto os fatores externos como os internos. Segundo a cartilha, inicialmente é necessário identificar quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que as pessoas precisam ter ou desenvolver para atender seus objetivos. Os empreendedores têm de ser estimulados a compartilhar esse manancial informativo e a interagir, pois quando existe troca, há possibilidade de gerar aprendizado e, assim, novos conhecimentos.

Um exemplo de Gestão do Conhecimento, conforme a cartilha, é monitorar continuamente os concorrentes para identificar o que eles estão fazendo e o que pretendem fazer. É importante saber o que há de novo no mercado e quais são as tendências para o negócio. Essas informações servem de apoio à tomada de decisão.



Da Agência Sebrae de Notícias
 
 
 

Projeto Inventiva, da Fapemig tem aporte de R$ 30 mil

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) está divulgando uma chamada para o projeto Inventiva, que pode beneficiar empreendedores e pesquisadores com aporte no valor de R$ 30.000,00 por projeto.

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em Minas Gerais, o projeto pretende também criar uma estrutura de financiamento e de procedimentos para o incentivo à inovação tecnológica no estado.

Mais informações, visite o site da
Fapemig.


Fonte: RMI