quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Empresário desenvolve uma trava antifurto de estepes

Diante do alto número de estepes roubados nas grandes cidades, José Tadeu Nogueira viu uma oportunidade de mercado, criar uma trava para garantir que o estepe não seja furtado.

Oportunidade de negócio! O furto de estepe de veículos está cada vez mais comum nas grandes cidades! Para driblar o problema, um empresário de São Paulo investiu na proteção dos estepes. Ele produz uma trava antifurto de fácil instalação e baixo investimento. Confira!

O empresário José Tadeu Nogueira criou a trava antifurto depois de ter o estepe roubado várias vezes. Ele percebeu que o produto era uma necessidade de mercado.

“Nós partimos de um protótipo, desenho de vários tipos de antifurto até chegar ao produto que a gente achou que seria o ideal. Partiu-se pra patente de desenho industrial, e patente de invenção, e iniciamos a fabricação há um ano e meio”, conta o empresário José Tadeu Nogueira.

José Tadeu é dono de uma indústria que fabrica peças e acessórios para carros. Para a produção da trava antifurto de estepes, ele investiu em ferramentas diferenciadas.

“O investimento seria, até então, por volta de 50 a 70 mil reais, nós gastamos entre projeto e ferramental, descontando máquinas. 70% da nossa produção é terceirizada, principalmente a parte de usinagem que exige máquinas mais complexas que nós não dispomos. Os outros 30%, a montagem, é feito na fábrica”, diz José.

Na fábrica, as peças em aço ganham os ajustes para a montagem final da trava. Depois elas são medidas e, em seguida, são furadas e soldadas. Cada lote tem um recorte diferenciado e isso dificulta a falsificação da trava.

“Esse produto dá certo porque é um produto concebido com uma chave e ela tem inúmeras combinações. É a chave que dá o aperto do produto e tem inúmeras combinações, fazendo com que cada antifurto seja praticamente o único”, explica o empresário.


A trava antifurto pode ser instalada em qualquer veículo, com estepe interno ou externo. A peça fica presa no lugar de um dos parafusos originais do estepe.

A indústria fabrica 45 modelos de antifurto para estepes. Daqui saem 2 mil unidades por mês que abastecem concessionárias e lojas de acessórios. A idéia do empresário é que a produção aumente para 50 mil peças até o fim do ano.

O preço da trava no mercado fica, em média, R$ 120 reais. O lucro do empresário com a venda é de 50% em cada unidade.“Começamos vendendo entre 20 e 40 peças. A procura está aumentando mês a mês. Nós não temos números, mas uma projeção de crescimento ta em torno de 15 a 20% ao mês”, comemora José Tadeu.

Uma concessionária investiu no produto. Todos os dias chegam clientes que tiveram o estepe furtado. E o produto se torna atrativo no mercado porque a instalação é rápida e o custo baixo. “O pessoal gosta muito porque eles veem que é um produto dificulta muito o roubo do estepe, né?”, aumenta o gerente da concessionária, Francisco Nobrega.

Segundo o Francisco, 20% dos carros zero quilômetro já saem da concessionária com a trava antifurto instalada. Mas a maior procura é para carros usados que chegam para serviços de manutenção.
“O cliente vem fazer um serviço, até porque já foi roubado o estepe, ou coisa parecida, nesse caso oferecemos esse produto. Às vezes numa revisão, também já é orientado o cliente porque isso acontece muito, estacionamentos, shoppings, há o roubo do estepe”, relata o gerente da concessionária.

Uma oficina de acessórios de segurança também trabalha com a venda da trava há um ano e meio.

“O atendimento em torno de 35 a 40 veículos, para a troca de vidros, por dia. Desses 30, 40, 10 foi por motivo de furto de estepe. É onde a gente oferece o serviço de trava estepe...”, comenta Fernando Padovez, que gerencia a oficina.

O cliente Júlio Hirose foi até a loja conhecer o produto depois de uma pesquisa na internet. Cansado de ter prejuízo com furto de estepe, resolveu instalar a trava.

“Eu fui furtado duas vezes e tentei resolver a situação da melhor maneira que seria a compra de uma trava. Agora estou tranquilo, coloco o carro em qualquer lugar sem problema nenhum”, conta Julio Hirose, um usuário da nova trava.

“É a visão de oportunidade de produtos carentes no mercado e a elaboração de produtos diferenciados. E o lucro é conseqüência, eu acho”, finaliza o empresário José Tadeu, desenvolvedor do projeto.


Fonte: Portal Inovação

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