terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ser uma empresa sustentável pode ser um diferencial competitivo das pequenas em relação às grandes

O Greenpeace divulgou em outubro a 16ª edição de seu ranking com as empresas de tecnologia mais comprometidas com a preservação do meio ambiente. O mais assustador do resultado dessa pesquisa – apesar de já ter sido publicada há algum tempo – é ver marcas que endossamos com nossas compras e escolhas em posições tão baixas.

Como nerd convicto, fiquei abismado ao ver que a Nintendo, criadora do console Wii e games como Super Mario, está em último lugar, com uma nota de 1,8 – o ranking avalia cada uma delas com notas de 0 a 10 –, ou então descobrir que a Apple, queridinha dos fãs de tecnologia, caiu da 5ª para 9ª posição.

A Nintendo, por exemplo, é uma empresa que tem altos índices de emissão de gases do efeito estufa e não revelou planos para eliminar o PVC de seus produtos. Na imagem você confere a posição das 18 empresas avaliadas.

Fiquei com isso na cabeça por um tempo e até entendo que, para grandes empresas, há mais tempo no mercado, se adaptar a políticas sustentáveis leva tempo e requer investimento, o que não justifica o fato de elas não terem um plano traçado. Já para as pequenas, que começam a surgir nesse novo contexto, adotar esse tipo de prática deveria ser algo automático e um diferencial em relação às grandes marcas.

Eu, por exemplo, pensarei duas vezes antes de comprar produtos das marcas mal colocadas nesse ranking. E vocês, leitores? Como empresários, acreditam em práticas sustentáveis como diferencial de uma empresa? E como consumidores, levam isso em consideração ao escolher o produto ou o serviço de um empreendimento?



Fonte: Papo de Empreendedor

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Sou bolsista em Gestão e Processos na Incubadora de Empresas de Design da UEMG. Preciso entrar em contato com a gestão da Origem Incubadora, mas não encontrei nenhum e-mail ou telefone aqui no blog. Aguardo o retorno de vocês: sara.aquino@gmail.com.

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