quinta-feira, 3 de março de 2011

Perspectivas sobre o curso de Gestão Estratégica do CERNE

Por Adriane Gama e Virgínia Gonçalves

O curso sobre Gestão Estratégica do CERNE, oferecido pela RMI, além de possibilitar a recapitulação a respeito dos conceitos orientadores do desenvolvimento de um planejamento estratégico, contribuiu para a conscientização sobre a importância do planejamento para empreendedores e empreendimentos. Além disso, apontou a necessidade de conhecer o negócio e o mercado de atuação, principalmente no sentido de se atentar às mudanças constantes ocorridas na conjuntura sócio-econômica onde a organização está inserida.

As incubadoras, como agentes de fomento à cultura empreendedora, têm papel fundamental em instigar e estimular seus incubados em pensar estrategicamente, para que estes tenham a consciência do quão é importante entender as transformações no ambiente externo, que vão tanto refletir no ambiente organizacional como no desenvolvimento de seus produtos e serviços. Os empreendedores devem ter claramente a percepção de que seu negócio deve ser direcionado ao atendimento das necessidades e desejos dos clientes, uma vez que estes são fundamentais para a continuidade do seu empreendimento.

Dessa forma, as incubadoras devem se preocupar em estabelecer um planejamento estratégico com ações que definam os mecanismos de acompanhamento e orientação de empresas incubadas, que vão garantir empreendimentos bem sucedidos, bem como que atraiam massa crítica para participação do processo de incubação.

Portanto, vale discutir: Qual é o negócio de uma incubadora de empresas? Qual é a sua importância na geração de novos negócios e no desenvolvimento local/ regional?


Um comentário:

  1. O Objetivo principal de uma incubadora de empresas é formar-graduar empresas de sucesso.

    As empresas criadas nas incubadoras mostram uma capacidade maior em assimilar novos conhecimentos e novas competências pelo fato de serem localizadas num ambiente institucional orientado para a geração de conhecimentos.

    As incubadoras são organizações que desempenham função relevante dentro da nova configuração o econômica e tecnológica, representam uma dimensão institucional nova para o processo de inovação, para as relações entre o setor produtivo e as Universidades e para a adensificação de um sistema regional de inovação com impacto significativo sobre a competitividade da economia.

    É, portanto um instrumento de desenvolvimento e tem papel fundamental na geração de novos empreendimentos e no desenvolvimento local.


    Ana Cristina
    Coordenadora da Origem Incubadora

    ResponderExcluir