Muitas vezes ao chegar ao planejamento financeiro, surgem algumas resistências, receios e dúvidas ao empreendimento. É o famoso frio na barriga!
Nessas horas é preciso ter paciência e frieza, é um momento de voltar a falar em busca de informações, pois a informação pertinente sempre ajuda, e se necessário voltar às etapas já cumpridas e rever algumas ações previstas e re-adequar a uma realidade até então despercebida.
Nenhum projeto, planejamento, ou qualquer idéia colocada no papel é dado como finalizado instantaneamente assim que é redigido. Sempre é necessário rever alguns, conceitos, opiniões; acrescentar uma coisa ali ou outra aqui, e com um plano de negócios não é diferente, o ir e vir em uma das etapas do projeto faz parte do processo de desenvolvimento da ideia.
Por isso, não tenha receio de ir em frente, inúmeras idéias que estão em práticas no mundo hoje já foram julgadas como inviáveis, muitas vezes revistas, passaram por algumas mudanças que as tornaram viáveis e hoje são sucesso!
No caminho que você tem trilhado irá encontrar perguntas chave pela frente a serem respondidas:
· Quanto será necessário para iniciar o negócio?
· Existe disponibilidade de recursos para isto?
· De onde virão os recursos para o crescimento do negócio?
· Qual o mínimo de vendas necessário para que o negócio seja viável?
· O volume de vendas que a empresa julga atingir torna o negócio atrativo?
· A lucratividade que a empresa conseguirá obter é atrativa?
O Plano Financeiro é onde você planeja quanto sua empresa terá de gastos fixos e variáveis durante o mês, quanto ela gerará de receita e quanto restará de lucro após deduzir as despesas.
Exemplo: Através deste plano você pode saber antecipadamente se faltará dinheiro em caixa para pagar as despesas (e assim já planejar como serão os empréstimos que você teria que tomar para honrar os pagamentos) ou se sobrará dinheiro (e assim já planejar onde investirá este lucro).
Se for preciso mude! Desistir jamais!
Sugestão de Referência Bibliográfica:
Camargo, Camila. Planejamento Financeiro, 2ª Ed. Editora IBPEX, 2007. 157 p.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Caneta e Papel na mão para formalizar o seu Plano Financeiro!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário