segunda-feira, 17 de maio de 2010

O PLANO DE MARKETING

O Plano de marketing é um documento escrito, um “mapa da empresa” quanto ao seu negócio e aos objetivos, metas e ações que serão adotadas, sendo assim, a relação da empresa com mercado e seus clientes ao longo do tempo. Ao passo de uma boa elaboração deste documento, a empresa apresentará nortes bem definidos para todos os stakeholders, o que propicia inúmeros benefícios quanto ao atendimento das metas estabelecidas.

A elaboração do Plano de Marketing é a etapa mais crítica do processo, pois vai depender da crença, da disponibilidade e do empenho da equipe envolvida. Aliás, é interessante colocar, quanto maior a participação da equipe - desde que haja produtividade no processo - melhor será o documento final que mostrará o caminho a ser percorrido bem como os obstáculos a serem superados.

O Planejamento de Marketing bem elaborado proporciona imprescindíveis benefícios para as empresas, pois agrega conhecimentos sobre o negócio. Exemplo:

· Define o perfil dos consumidores/público alvo;

· Identifica os limites e amplitudes do mercado;

· Mapeia os concorrentes e suas ações;

· Identifica as oportunidades e previne contra ameaças;

· Indica alianças estratégicas com fornecedores e parceiros;

· Define os canais de distribuição e divulgação dos produtos / serviços.

Existem diversos escopos de um plano mercadológico, principalmente, por este plano ser elaborado de acordo com as especificidades da respectiva empresa. Porém, é interessante ressaltar que todo plano deve conter os seguintes elementos:


Elementos

Abordagem de Informações

Análise da Situação

Determina como a empresa esta posicionada em todos os aspectos, ou seja, como ela está atuando atualmente. Uma importante ferramenta/metodologia que auxilia nesta elaboração é a Análise SWOT*.

Objetivos

Determina onde a empresa quer chegar.

Estratégias de Marketing e Promoção

Determina quais ações devem ser tomadas para o alcance do objetivo. A ferramenta indicada nesta etapa é a Análise do Composto de Marketing*.

Orçamento

Identifica o dispêndio em relação ao investimento necessário às ações definidas.

Monitoramento e Controle

Identifica o feedback sobre as ações e mede a eficácia das mesmas. Neste etapa os relatórios internos e pesquisas de mercado, dentre outras, são importantes fontes de informação.

*Os conceitos das respectivas metodologias serão apresentados no tópico CONCEITOS COMPLEMENTARES.

Tendo em vista as informações supracitadas, podemos sugerir como esboço para o Plano de Marketing a seguinte estrutura. Vale ressaltar que esta estrutura deve ser adaptada as necessidades da empresa em questão.

PLANO DE MARKETING

1. ANÁLISE DA SITUAÇÃO

1.1. Análise do Mercado

1.2. Análise do Consumidor

1.3. Análise Competitiva

1.4. Análise de Oportunidade

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivos de Vendas

2.2. Objetivos de Lucratividade

2.3. Objetivos de Posicionamento

3. ESTRATÉGIA

3.1. Estratégia Global ou Macro

3.2. Composto de Marketing

4. ORÇAMENTOS

4.1. Custo das Ações Estabelecidas

4.2. Demonstrativo do Impacto Financeiro

5. MONITORAMENTO E CONTROLE

5.1. Análise de Desempenho

5.2. Feedback de Informações dos Consumidores

Após analisarmos o quê e como é elaborado o Plano de Marketing, conclui-se que este tornou-se uma ferramenta imprescindível para as empresas que almejam um bom posicionamento no mercado, perante fornecedores, concorrentes e, principalmente, os clientes e os consumidores em potencial.

Por fim, um Plano bem elaborado, a boa implementação das ações traçadas, bem como o alcance das respectivas metas proporcionará à empresa a consolidação ao longo prazo.

CONCEITOS COMPLEMENTARES

Análise SWOT

A Análise SWOT é uma metodologia de análise estratégica que avalia a situação do mercado/setor e da empresa. Esta metodologia, que geralmente é descrita em termos da língua inglesa, representa os pontos fortes e os pontos fracos da empresa (Strengths and Weaknesses) e as oportunidades e as ameaças do mercado (Opportunities and Threats).

Essa matriz vem sendo muito utilizada para elaboração de planejamentos pois, proporciona visões que, na hipótese de serem ignoradas, podem levar ao fracasso do projeto como um todo.

Composto de Marketing

Primeiramente, é importante informar que existem algumas denominações acerca do Composto de Marketing, como Mix de Marketing ou Análise dos 4P’s.

O Composto de Marketing é a análise do ambiente que pode, direta ou indiretamente, prejudicar o alcance das metas estabelecidas no Plano Mercadológico.

Os elementos analisados são:

· Produto;

· Preço;

· Praça (Localização e Distribuição);

· Promoção (Publicidade / Propaganda / Comunicação).

Retirado de: A Importância do Plano de Marketing para o empreendimento. Fernando Warner de Almeida Expedito, Administrador de Empresas.

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