Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, iniciativa gratuita via Internet do MCT, identifica a demanda tecnológica do empreendedor e fornece soluções para problemas simples
O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) funciona como importante banco de dados de conhecimento e inovação tecnológica para as micro e pequenas empresas. O SBRT já conta com mais de 10 mil respostas técnicas sobre os mais diversos assuntos e tem o Sebrae como uma de suas instituições mantenedoras. O SBRT participa do circuito da Feira do Empreendedor e terá um estande no evento de Goiânia, que acontecerá de
Wilson Alves, produtor rural de Anápolis (GO), já se beneficiou dos serviços do SBRT. Ele é proprietário da Ideale Alimentos, uma pequena indústria que vende legumes congelados. Em sua propriedade, Alves planta mandioca e pensava em usar as sobras da raiz para produzir carvão. Recentemente, enviou uma pergunta ao serviço para saber se existia viabilidade no processo. "Eles me responderam que não havia estudo a respeito, porém, disseram que eu poderia usar o subproduto da mandioca para alimentar suínos", conta o empresário.
O produtor de Anápolis agora pensa em expandir seus negócios com a suinocultura, usando as dicas do SBRT. "O material que me enviaram é bem explicativo. Fala de resultados, sobre o ganho de peso nos animais e da composição desta fonte de alimentos", revela. "O SBRT é muito importante para nós, que somos pequenos, pois oferece um serviço eficiente e sem custos", elogia.
José Márcio Rabelo, de Brasília, pensa em montar um pequeno negócio de criação de frangos e utilizou o SBRT para buscar subsídios para a empreitada. Ele consultou o serviço para saber sobre a viabilidade de se utilizar o esterco seco das aves em substituição à palha de arroz para forrar o chão. Com isso reduziria custos. "Eles me responderam que não haveria problema sanitário em usar o esterco", diz. Rabelo lembra que a resposta técnica veio em 15 dias. "Achei o sistema interessante para quem quer melhorar ou implementar algum processo em sua empresa", afirma.
O SBRT surgiu em novembro de 2004. Na ocasião, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) convidou um grupo de instituições para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas ao conhecimento tecnológico. O SBRT é patrocinado pelo MCT, Sebrae, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto Brasileiro de Informação
Além de mantenedor, o Sebrae leva ao SBRT demandas dos empresários, por meio de seus pontos de atendimento no Brasil inteiro. O atendente identifica a demanda tecnológica do empreendedor. Caso haja uma resposta no banco de dados, o funcionário do Sebrae imprime e entrega ao cliente. Se não, o atendente pode postar a pergunta no site do SBRT (www.respostatecnica.org.br) ou encaminhar o empresário para que faça isso. Todo o atendimento no SBRT acontece gratuitamente via web. A resposta vem por e-mail e pode levar até 20 dias úteis para chegar.
Os responsáveis pelas respostas são as chamadas Instituições Provedoras de Conteúdo, grupo do qual fazem parte a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec), a Rede de Tecnologia da Bahia - Instituto Euvaldo Lodi (Retec/IEL), o Senai/RS, o Senai/AM, o Senai/SP, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Agência USP de Inovação (USP/DT).
Na opinião de
Para Ivana, a presença na Feira do Empreendedor, onde há um grande fluxo de empresários e candidatos a empresários, ajuda a divulgar o SBRT. "Muita gente não sabe que pode ter o serviço à sua disposição e como esta ferramenta é capaz de ajudar a desenvolver a sua empresa", observa.
Eduardo Matos, coordenador da equipe que produz as respostas técnicas do SBRT pelo CDT/UnB, também acha que a Feira do Empreendedor significa uma oportunidade de dar visibilidade ao SBRT. O CDT/UnB é responsável pelos atendimentos do serviço nas Feiras do Empreendedor do Distrito Federal, Mato Grosso e Goiás. "É estratégico participar da Feira, onde mostramos como funciona o serviço", explica Matos. No Distrito Federal, houve 45 atendimentos e no Mato Grosso, 28, durante a Feira do Empreendedor
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