O município de Itabira recebeu nos dias 07 e 08 de novembro a IV Reunião Anual da Rede Mineira de Inovação (RMI), no auditório do i.tec. A Origem Incubadora, uma das associadas da RMI, foi a anfitriã e juntamente com a diretoria da Rede fez a abertura da reunião.
O evento reuniu cerca de 40 gestores de diversas incubadoras e parques tecnológicos de Minas Gerais, além de representantes do SEBRAE/MG, de parques tecnológicos do Rio Grande do Sul e do Recife e também a Superintendência de Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.
O presidente da RMI Paulo Augusto Nepomuceno Garcia deixou a cargo da vice-diretora da RMI e também coordenadora da Origem Incubadora Ana Cristina de Alvarenga Lage, anfitriã da reunião a condução dos trabalhos.
O destaque desta reunião foi a apresentação e entrega do Manual de aplicação das boas práticas das incubadoras mineiras e o painel “Parques Tecnológicos – modelos de gestão”, com a participação de Roberto Astor Moschetta - diretor executivo da TecnoPuc do Rio Grande do Sul, Leonardo Guimarães – diretor executivo do Porto Digital em Recife, José Luciano de Assis Pereira, superintendente de Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, e Mariana de Oliveira Santos - gestora executiva de projetos da BH TEC.
O debate discutiu as peculiaridades de um parque tecnológico para as cidades em que estão instalados e como estes parques estão contribuindo para o desenvolvimento econômico de suas regiões.
No dia 08/11 os gestores fizeram uma visita técnica ao Campus Avançado da Universidade Federal de Itajubá em Itabira e também à Mina de Conceição da Vale S.A. Os participantes da reunião puderam conhecer o novo prédio da Unifei e a infraestrutura já disponível aos universitários da cidade. O encontro entre os associados foi finalizado na Fazenda do Pontal, principal ponto turístico de Itabira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário