O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) recebeu ontem à noite o prêmio Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador 2011, entregue pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o SEBRAE. A iniciativa, que contribui para a transformação da pesquisa científica em inovação tecnológica, foi premiada durante o encerramento do XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Anprotec no município de Porto Alegre.
“O prêmio da Anprotec é muito importante devido à qualidade de seleção dos projetos e o nível da banca julgadora. Estamos muito orgulhos, pois este é o reconhecimento nacional de um trabalho iniciado em 2010”, destacou Paulo Adriano Borges, gestor-executivo do Sistema Mineiro de Inovação, responsável pela execução do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação.
O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), da UFV, apoiado pela Sectes, também foi agraciado, pela segunda vez, com o prêmio Melhor Incubadora de Empresas Orientadas para o Desenvolvimento Local e Setorial. Dentre as mais de 400 incubadoras existentes hoje no Brasil, o Centev se destacou pela sua infraestrutura, sucesso das empresas incubadas e as contribuições geradas para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Uma equipe de gestores da Superintendência de Inovação Tecnológica da Sectes - representando a maioria dos Parques Tecnológicos do Estado - participou das atividades do Seminário e do XIX Workshop Anprotec, que neste ano abordou o tema A Nova Competitividade dos Territórios. Além de discutir as oportunidades para os habitats de inovação no Brasil e no mundo, com as maiores autoridades nacionais no assunto, os gestores receberam capacitação em questões como Sustentabilidade das incubadoras de empresas e dos parques tecnológicos. As atividades contaram ainda com a participação de representantes da Rede Mineira de Inovação, da equipe de inovação do SEBRAE/MG e de diversas outras incubadoras apoiadas pelo Estado.
Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação
O objetivo do programa é disseminar a cultura da inovação nas universidades mineiras e preparar os pesquisadores para gerar novas oportunidades segundo a lógica do mercado. Em sua primeira edição, estudantes de mestrado e doutorado de 13 universidades públicas participaram de seminários e desenvolveram planos de inovação diversos, como o “Nanotecnologia Magnética aplicada a indústria de combustível” (UFMG) e “Transformação da glicerina residual do biodiesel em produtos com valor agregado” (UFLA), nomeados, respectivamente 1 e 2 lugar para o júri técnico.
Os vencedores foram contemplados com visitas técnicas a centros de referência em inovação de Minas Gerais e do exterior, netbooks e troféus. As ações buscaram ainda despertar os envolvidos para novas opções profissionais, como a abertura da própria empresa, prestação de consultoria e/ou criação de novos negócios e redes de relacionamento.
O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação é uma iniciativa do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) da Sectes, em parceria com o Instituto Inovação/Inventta, com o patrocínio da Fiat e o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
Fonte: Sectes
Nenhum comentário:
Postar um comentário