sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FINEP lançará nova edição do Prime até o final de 2010

A FINEP lançará, até o final de 2010, uma nova edição do Prime (Primeira Empresa Inovadora). Por meio de carta-convite serão selecionadas incubadoras que atuarão como operadoras descentralizadas em todo o País.

O Prime entrou em operação no início de 2009 e seu objetivo é criar condições financeiras favoráveis para que um conjunto significativo de empresas nascentes de alto valor agregado possa consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento dos seus empreendimentos. O Programa é voltado ao apoio de empresas inovadoras de base tecnológica que tenham até dois anos e estejam formalmente legalizadas e vai financiar empreendimentos que se destaquem pelo caráter inovador de seus produtos ou serviços. Cada projeto selecionado vai receber, inicialmente, R$ 120 mil em recursos não reembolsáveis, que serão aplicados na estruturação de planos de negócios e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.


Em 2009, o Prime teve 3.154 empresas inscritas em todo o País, com um total de 16.116 postos de trabalho. Foram selecionadas 17 incubadoras em nove estados, que atuaram como agentes operacionais descentralizados. Os três setores da economia mais presentes nas inscrições foram Informação e Comunicação (37,53%); Atividades Profissionais Científicas e Técnicas (19,48%); e Indústrias de Transformação (17,96%).


Saiba mais sobre o Prime clicando aqui.



Fonte: FINEP

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dono do próprio nariz - Fernando Dolabela (*)

(*) Fernando Dolabela, consultor de empreendedorismo, diz que qualquer um pode ter muito sucesso com o próprio negócio



Qualquer pessoa pode construir uma empresa de sucesso e ser um grande empreendedor. O único requisito é entender profundamente como funciona o segmento em que a companhia estará inserida, segundo Fernando Dolabela, de 64 anos, professor de administração da Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, e dono da Starta, consultoria especializada em empreendedorismo.

Ele, que é o único brasileiro a ser sócio e fundador do World Entrepreneurship Forum, entidade francesa que reúne 80 especialistas de diferentes países para discutir práticas empreendedoras, explica nesta entrevista como se tornar dono do próprio negócio.

" Contrate os melhores profissionais de cada área para trabalhar na sua empresa "

Qualquer pessoa pode mesmo ser um empreendedor?

Ser empreendedor é como correr uma maratona. Na teoria, todos podem participar, mas é preciso ter preparo físico. Com disposição, qualquer um consegue criar uma empresa. Mas o essencial é ter dedicação para entender o mercado a fundo e ter muita criatividade para propor soluções inovadoras.

 
Então por que tantas empresas fecham rapidamente?

Uma pesquisa do Sebrae mostra que 22% das micro e pequenas empresas abertas recentemente acabam antes de dois anos. O problema são os altos tributos, o crédito escasso e as leis, que não são flexíveis. Além disso, muitos empreendedores entram no mercado sem fazer um planejamento, sem saber as dificuldades e sem definir metas.


Quais são os requisitos para criar uma empresa de sucesso?

Há quatro pontos essenciais. O primeiro é o autoconhecimento. A pessoa precisa fazer o que gosta porque ela vai ter de se dedicar integralmente ao negócio. O segundo ponto é conhecer profundamente o segmento em que vai atuar, desde a tecnologia necessária até onde estão os melhores profissionais. O terceiro fator importante é identificar no mercado um nicho não explorado ou uma necessidade do cliente e oferecer um produto ou uma solução. O quarto ponto é conseguir fazer com que sua ideia seja criativa e inovadora.

Qual conselho o senhor daria para quem quer sair da iniciativa privada e se tornar um empreendedor?

A primeira coisa é se cercar de pessoas boas em áreas que ele não domina. Quem tem dificuldades em contabilidade ou gestão de pessoas deve procurar profissionais especializados. Depois, usar o conhecimento adquirido para pensar em inovações.

 
É possível inovar dentro de uma empresa privada?

É absolutamente necessário, mas muito difícil. Isso só acontece quando as corporações criam um ambiente favorável à criatividade e as inovações podem partir de qualquer cargo, e não apenas da chefia. Esse é o grande paradoxo das companhias. Elas precisam inovar para manter a atratividade do seu produto, mas estão engessadas numa hierarquia inibidora da criatividade. Desse jeito elas perdem bons profissionais que ficam desiludidos porque não podem criar e acabam saindo das empresas para criar o próprio negócio.

Então as grandes empresas não inovam?

O problema é que elas têm de produzir em larga escala. Para isso têm de criar um sistema de gestão com procedimentos rígidos, que sigam regras predefinidas. A inovação se perde quando existe uma hierarquia muito rígida. Uma pesquisa americana mostra que 95% das inovações radicais do período pós-Segunda Guerra Mundial aconteceram em pequenas empresas. A formalidade das grandes empresas castra a criatividade.
 
Qual será o futuro do empreendedorismo?

Em alguns anos os empreendedores serão uma categoria de trabalho como outra qualquer. Essa turma será responsável pela transformação da economia brasileira, já que é ela que vai solucionar problemas e inventar alternativas para problemas que já existem. Isso vale tanto para os empreendedores que têm o próprio negócio quanto para os intraempreendedores, aqueles que são empreendedores dentro da empresa em que trabalham. Imagino que as companhias vão se abrir para essas mentes criativas. É uma tendência inevitável.

É possível aprender empreendedorismo nas universidades?

Ainda é difícil ensinar empreendedorismo nas universidades. As escolas preparam os jovens para serem empregados. Mas são as pequenas e médias empresas que vão provocar mudanças na economia. Veja o caso do Google e do Yahoo. Eles nasceram da ideia de jovens universitários.


Fonte: Revista Você S/A

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Informativos Origem Incubadora - Setembro/ Outubro de 2010 e Edição Especial de Novembro/2010


Confira o Informativo de Setembro/ Outubro de 2010.
 
  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itabira
  • Coordenadora e gerente da Origem participam do XX Seminário Nacional e XVIII Workshop Anprotec.
Para acessar chique aqui






Confira também a Edição Especial de Novembro de 2010
  • III Seminário de Empreendedorismo de Itabira - SEI e II Seminário de Engenheiros Empreendedores;
  •  
  • Missão Técnica em Israel também contou com representante da Origem;
  • InfoGeo ministra curso de Geoprocessamento para grupo de especialistas
  •  
Para acessar clique aqui



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Coordenadora da Origem toma posse na nova diretoria da RMI


Samantha Cidaley, Angélica Salles, Ana Cristina Lage,
 Paulo Nepomuceno, Prof. Evaldo e Anna Flávia Bakô

A coordenadora da Origem Incubadora Ana Cristina de Alvarenga Lage tomou posse nesta quinta-feira, 25 de novembro, da nova diretoria da Rede Mineira de Inovação – RMI para o biênio 2011/2012.

O presidente Paulo Augusto Nepomuceno Garcia e as diretoras Angélica Mendes Salles e Samantha Cidaley de Oliveira Moreira, também foram empossados pelo ex-presidente da RMI, Rogério Abranches, durante um almoço de comemoração realizado no Automóvel Clube em Belo Horizonte.


A cerimônia de posse aconteceu no
Automõvel Clube em Belo Horizonte

Associados, parceiros, autoridades e representantes de empresas ligadas ao movimento de inovação e empreendedorismo em Minas Gerais estiveram presentes na cerimônia. Foi empossado ainda, o Conselho Fiscal da RMI, formado por Anna Flávia Lourenço Esteves Martins Bakô (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Andrea Furtado de Almeida (SEBRAE-MG) e Welington Teixeira Santos (Fumsoft).


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Origem Incubadora e Unifei promovem palestras e atividades para universitários

Na noite desta quarta-feira (17), a Origem Incubadora promoveu, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá, a abertura oficial do III Seminário de Empreendedorismo de Itabira (SEI) e II Seminário de Engenheiros empreendedores.

Durante dois dias o seminário promoveu palestras e consultorias sobre diversos temas para universitários e também empresários itabiranos. O objetivo dos seminários foi proporcionar discussões atuais aos estudantes, ligadas a profissão que escolheram.

No primeiro dia do Seminário com a palestra “Empreendendo no mundo dos desafios” Cristiano Lopes abriu as atividades, saudando os participantes com dinamismo, mágica e mostrando que é possível enfrentar os desafios do dia-a-dia de forma diferente. Logo em seguida foi aconteceu a mostra da II Jornada Científica da Unifei Itabira.

A abertura oficial da V Semana de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia e Geografia de Itabira, contou com a participação do presidente da Asseag, representante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Minas Gerais (Crea-MG), da Vale, Unifei, Prefeitura de Itabira e Origem Incubadora.

Para os seminários foram programadas clínicas tecnológicas e minicursos sobre atitudes empreendedoras. Todas as atividades foram realizadas no i.tec.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vem aí o 3º Seminário de Empreendedorismo de Itabira - SEI

Confira a programação do 3º Seminário de Empreendedorismo de Itabira - SEI e do 2º Seminário de Engenheiros Empreendedores - SEE e também da V Semana de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia e Geografia de Itabira.



17/11 – Quarta-feira

19h – Abertura oficial do evento
Solenidade de Abertura:
ASSEAG – CONFEA – CREA – MÚTUA – FUNCESI – SEBRAE/MG – VALE – UNIFEI – ORIGEM – PREFEITURA de ITABIRA

20h40 – Palestra: “Acessibilidade”
Palestrante: Jacques Lazarotto – Arquiteto e Urbanista
Coquetel 

***
18/11 – Quinta-feira

19h     Palestra: “O dia-a-dia da Inovação”
Palestrante: Prof Lílian Barros Pereira Campos, Mestre

20h40 – Palestra:”Planejamento de infraestrutura para gesndes eventos: A Copa de  2014”.
Palestrante: Prof. Helena Mendonça Faria, Doutora.

***
19/11 – Sexta-feira

19h  -  Palestra:” Licenciamento Ambiental”
Palestrante: Francisca Maria Ribeiro - Geóloga

20h40 – Palestra: “Mosaico de Unidade de Conservação, um chamado para os aspectos sócio econômico e ambiental do Município, trás uma proposta  de dinâmicas da Gestão Integrada do Território", para Itabira.
Palestrante: Maria Auxiliadora Silva Matoso Engenheira Civil, Analista Ambiental e aluna do Curso de especialização Gestão Integrada de Território

ENCERRAMENTO

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Origem Incubadora abre inscrições para o curso de Marketing Estratégico

Estão abertas as inscrições para Programa de Treinamento Empresarial da Origem Incubadora que oferece o curso Marketing Estratégico. O curso acontecerá no próximo dia 05 de novembro, de 8h30 às 17h30, com carga horária de oito horas.

As inscrições podem ser realizadas na Origem Incubadora, à Rua São Paulo, 377 – bairro Amazonas e custam R$ 30,00.

Esta etapa do programa de treinamento será ministrada por Mauricio de Pinho Bitencourt - Engenheiro eletricista, especialista em telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, especialização em Administração de Empresas e em Controladoria Financeira, Consultor de Negócios. Carreira desenvolvida em empresas multinacionais e nacionais no setor de telecomunicações, nas áreas, da engenharia, marketing e administração, focando operações, definições estratégicas, implantação, transferência de tecnologia e desenvolvimento de produtos.

Durante o ano de 2010 foram realizados mais três cursos: Gerenciamento Empresarial, Gerenciamento Financeiro e Gestão da Qualidade, que contou a participação da comunidade itabirana e também dos gerentes e diretores das empresas incubadas.


Mais informações através do telefone (31) 3834-6472 / 3834-6136 ou pelo e-mail origem@origemincubadora.com.br

Confira o resultado final de classificação da Gincana e da Feira de Ciências

A pedido de algumas escolas, estamos divulgando o resultado final da Feira de Ciências e também da Gincana, atividades realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itabira.


RESULTADO FINAL GINCANA



EscolasPontuação das ProvasPontuação Recicláveis *Pontuação GeralColocação
Marciana Magalhães160269,06429,06
EEMZA110215,74325,74
Emílio Pereira80102,08182,08
Maricas Magalhães12053,28173,28
FIDE10071,04171,04
Antonina Moreira10055,51155,51
Jose Gomes Vieira8072,97152,97
Madre Maria8040,76120,76
Camilo Alvim8033,02113,02
Didi Andrade8008010º
Antonio Linhares033,8233,8211º
Fazenda da Bethania05512º


Resultado da Feira de Ciências


EscolasPontuação GeralColocação
FIDE870,5
EEMZA867,5
Emílio Pereira850,5
Marciana Magalhães844
Camilo Alvim840
Antonio Linhares838,5
Fazenda da Bethania834
Antonina Moreira817
Didi Andrade765
Maricas Magalhães765
Madre Maria72710°
Jose Gomes Vieira70311°


Parabéns a todas as escolas participantes da Semana Nacional, que juntas conseguiram tirar das ruas de Itabira quase 4 toneladas de lixo reciclável e 698,5 litros de óleo de cozinha. Isso mostra que a educação ambiental está dando certo.

A Equipe da Origem Incubadora agradece a todos os coordenadores e diretores das escolas participantes no projeto, pela dedicação, motivação e por acreditar em mais um projeto que visa o desenvolvimento sustentável.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Origem Incubadora abre inscrições para o curso de Marketing Estratégico

Estão abertas as inscrições para Programa de Treinamento Empresarial da Origem Incubadora que oferece o curso Marketing Estratégico. O curso acontecerá no próximo dia 05 de novembro, de 8h30 às 17h30, com carga horária de oito horas.

As inscrições podem ser realizadas na Origem Incubadora, à Rua São Paulo, 377 – bairro Amazonas e custam R$ 30,00.

Esta etapa do programa de treinamento será ministrada por Mauricio de Pinho Bitencourt - Engenheiro eletricista, especialista em telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, especialização em Administração de Empresas e em Controladoria Financeira, Consultor de Negócios. Carreira desenvolvida em empresas multinacionais e nacionais no setor de telecomunicações, nas áreas, da engenharia, marketing e administração, focando operações, definições estratégicas, implantação, transferência de tecnologia e desenvolvimento de produtos.

Durante o ano de 2010 foram realizados mais três cursos: Gerenciamento Empresarial, Gerenciamento Financeiro e Gestão da Qualidade, que contou a participação da comunidade itabirana e também dos gerentes e diretores das empresas incubadas.

Mais informações através do telefone (31) 3834-6472 / 3834-6136 ou pelo e-mail origem@origemincubadora.com.br



Origem Incubadora e Unifei encerram Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Origem Incubadora e a Universidade Federal de Itajubá – Unifei Campus Itabira, encerraram na última sexta-feira, 22 de outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itabira.
Durante a semana foram várias atividades dentro da programação, que contou com uma palestra na segunda-feira sobre práticas sustentáveis. Na terça-feira, 19, as atividades da SNCT continuaram pela manhã com as oficinas e a tarde foi à vez da gincana com participação das escolas inscritas no projeto. Mais de mil alunos compareceram ao Ginásio Poliesportivo para torcer por suas escolas. As escolas: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, Escola Municipal José Gomes Vieira, Escola Municipal Professora Antonina Moreira, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Colégio Municipal Professora Didi Andrade, Escola Estadual Professora Maricas Magalhães, Escola Estadual Madre Maria de Jesus, Fundação Itabirana Difusora de Ensino, Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães e Escola Municipal Antônio Camilo Alvim fizeram uma disputa acirrada durante as três horas de gincana.


As oficinas ministradas por professores da Unifei Itabira e também pela Itaurb contaram com a participação de várias pessoas da comunidade e também de alunos das escolas. Durante dois dias os projetos da Feira de Ciências foram avaliados por uma comissão julgadora formada por parceiros da Origem Incubadora e da Unifei Itabira.

O resultado final da gincana e da Feira de Ciências foi divulgado na sexta-feira, 22 de outubro, no auditório do i.tec, onde os três primeiros lugares da gincana e da Feira de Ciências receberam suas premiações. Os vencedores foram:


Feira de Ciências

1º Lugar: Fundação Itabirana Difusora de Ensino – FIDE – 01 troféu e um notebook

2º Lugar: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio – 01 troféu e uma impressora Epson

3º Lugar: Escola Estadual Prof. Emílio Pereira de Magalhães – 01 troféu e uma impressora Epson.


Gincana

1º Lugar: Escola Estadual Marciana Magalhães – 01 troféu e um notebook

2º lugar: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio – 01 troféu

3º Lugar: Escola Estadual Prof. Emílio Pereira de Magalhães


 
A escola que mais recolheu material reciclável foi a Escola Estadual Marciana Magalhães, que conseguiu retirar das ruas mais de 1.296,5 quilos de recicláveis. Ao todo o projeto arrecadou 3.294 quilos de material reciclável que foi entregue para a Itaurb.

Ao final da premiação os alunos da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra fizeram uma apresentação musical coordenada pelo professor da Unifei Itabira José Moura, que formou uma pequena orquestra com instrumentos musicais feitos a partir de materiais de construção. A ideia da apresentação partiu do projeto que teve a coordenação do professor José Moura, que durante dois meses acompanhou os alunos no desenvolvimento dos instrumentos musicais.







quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Origem Incubadora e Unifei abrem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A Origem Incubadora e a Universidade Federal de Itajubá – Unifei Campus Itabira, fizeram na última segunda-feira, 18 de outubro a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itabira. O evento aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e contou com uma palestra sobre “Práticas Sustentáveis e as ações do Ministério do Meio Ambiente” ministrada pelo assessor Euler Martins Lage do Ministério do Meio Ambiente.


Na terça-feira, 19, as atividades da SNCT continuaram pela manhã com as oficinas e a tarde foi à vez da gincana com participação das escolas inscritas no projeto. Mais de mil alunos compareceram ao Ginásio Poliesportivo para torcer por suas escolas. As escolas: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, Escola Municipal José Gomes Vieira, Escola Municipal Professora Antonina Moreira, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, Colégio Municipal Professora Didi Andrade, Escola Estadual Professora Maricas Magalhães, Escola Estadual Madre Maria de Jesus, Fundação Itabirana Difusora de Ensino, Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães e Escola Municipal Antônio Camilo Alvim fizeram uma disputa acirrada durante as três horas de gincana.


 
O resultado final da gincana e da Feira de Ciências será na sexta-feira, 22 de outubro, às 14h30, onde serão premiados os três primeiros lugares.

A solenidade de abertura contou com a participação de centenas de alunos das 12 escolas participantes no projeto da Semana Nacional em Itabira, além de técnicos administradores e professores da Unifei e a equipe da Origem Incubadora.

PEGN - NOTÍCIAS - Minhas ideias estão protegidas se tenho só o protocolo de pagamento do pedido de patente?

PEGN - NOTÍCIAS - Minhas ideias estão protegidas se tenho só o protocolo de pagamento do pedido de patente?

Confira mais uma pergunta de utilidade para os empreendedores.


Origem Incubadora

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Coordenadora da Origem é eleita Vice-presidente da RMI

No último dia 8, os associados à Rede Mineira de Inovação – RMI – se reuniram em assembléia para eleger uma nova diretoria e conselho fiscal para o período 2010-2012. Representantes de incubadoras e parques tecnológicos do estado, bem como parceiros importantes como o SEBRAE-MG e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES, estiveram presentes durante a eleição, que aconteceu no Expominas durante a maior feira de inovação tecnológica de Minas Gerais, o INOVATEC.

O novo presidente da RMI, Paulo Augusto Nepomuceno Garcia, da incubadora de empresas CRITT, de Juiz de Fora, falou sobre a dinâmica do processo de inovação e a necessidade de trabalhar com ainda mais dedicação para posicionar a RMI como agente de inovação em Minas Gerais. Apesar da complexidade da tarefa, esse será o grande desafio da diretoria eleita, que tem como vice-presidente Ana Cristina de Alvarenga Lage, da Origem Incubadora, de Itabira, e como diretoras Angélica Mendes Salles, da incubadora Habitat, e Samantha Cidaley de Oliveira Moreira, da Incubadora da Escola de Design da UEMG - IED, ambas localizadas em Belo Horizonte.

Para o conselho fiscal foram eleitos Anna Flávia Lourenço Esteves Martins Bakô, da SECTES, Wellington Teixeira Santos, da FUMSOFT e Andrea Furtado de Almeida do SEBRAE-MG.

Missão Técnica Internacional


No dia anterior à assembleia, a RMI realizou uma reunião ordinária no mesmo local, onde foram apresentados assuntos de interesse das incubadoras. Um deles foi o repasse das experiências adquiridas na Missão Técnica Internacional aos Estados Unidos, realizada em agosto deste ano, quando representantes da RMI, SECTES, SEBRAE-MG e de 11 incubadoras mineiras foram recebidos nos estados do Texas e da Carolina do Norte. Entre os locais visitados estava o Research Triangle Park, um dos maiores e mais antigos parques tecnológicos da América do Norte, além de universidades, incubadoras de empresas, institutos de desenvolvimento tecnológico e o programa de investimento em tecnologia do Governo do Texas.

Para saber mais, visite o blog incubadorasdeminas.blogspot.com.

Fonte: RMI

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cartilha destaca importância da Gestão do Conhecimento

Publicação ajuda empreendedor a saber mais sobre o mercado e a ganhar competitividade

Para sensibilizar o empreendedor sobre a importância da gestão do conhecimento, o Sebrae lança uma cartilha em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) sobre o tema. Com exemplos práticos de gestão, o informativo mostra que o conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio. Esse tipo de gestão visa organizar de forma estratégica os conhecimentos, tanto dos colaboradores quanto externos, fundamentais para o sucesso do negócio.

“Conhecimento é fundamental para a competitividade de qualquer negócio, independentemente do seu porte. Gestão do conhecimento é um processo de criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa”, explica a analista técnica da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae, Alessandra Cunha.

A cartilha está disponível em versão on-line na página do Sebrae http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/DowContador?OpenAgent&unid=A608BC79149CE6CA832577AF0061A46E) e no início de 2011 será impressa para distribuição nos estados. A publicação conta a história de Aroldo, jovem empresário de uma pequena indústria de móveis que, passando por dificuldades no seu negócio, pede ajuda ao seu padrinho, Dorival, experiente empresário de uma pequena fábrica de sapatos que utiliza a gestão do conhecimento para garantir a competitividade do seu negócio.

O conceito adotado pela cartilha é de que a micro e pequena empresa precisam estar sempre atentas a tudo que diz respeito aos seus negócios, tanto os fatores externos como os internos. Segundo a cartilha, inicialmente é necessário identificar quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que as pessoas precisam ter ou desenvolver para atender seus objetivos. Os empreendedores têm de ser estimulados a compartilhar esse manancial informativo e a interagir, pois quando existe troca, há possibilidade de gerar aprendizado e, assim, novos conhecimentos.

Um exemplo de Gestão do Conhecimento, conforme a cartilha, é monitorar continuamente os concorrentes para identificar o que eles estão fazendo e o que pretendem fazer. É importante saber o que há de novo no mercado e quais são as tendências para o negócio. Essas informações servem de apoio à tomada de decisão.



Da Agência Sebrae de Notícias
 
 
 

Projeto Inventiva, da Fapemig tem aporte de R$ 30 mil

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) está divulgando uma chamada para o projeto Inventiva, que pode beneficiar empreendedores e pesquisadores com aporte no valor de R$ 30.000,00 por projeto.

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em Minas Gerais, o projeto pretende também criar uma estrutura de financiamento e de procedimentos para o incentivo à inovação tecnológica no estado.

Mais informações, visite o site da
Fapemig.


Fonte: RMI

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Origem Incubadora e Unifei abrem inscrições para Oficinas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Origem Incubadora e a Universidade Federal de Itajubá – Unifei Campus Itabira, abrem na próxima semana as inscrições para as oficinas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Itabira.

As inscrições deverão ser feitas de 04 a 06/10/2010, nos horários de 08h às 12h e de 14h às 18h, na sede da Origem Incubadora, na Rua São Paulo, 377 – Bairro Amazonas e são gratuitas. Serão cinco oficinas com carga horária de quatro horas por dia.

Os temas das oficinas são:

• Reaproveitamento de óleo de cozinha para produção de sabão;

• Confecção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de materiais de construção;

• Confecção de brinquedos a partir de recicláveis;

• Confecção de pluviômetro com garrafa PET

• Artesanato com reciclagem de filtros de papel usados.

As oficinas acontecerão entre os dias 18 e 21 de outubro de 2010, no i.tec, à Rua São Paulo, 377, bairro Amazonas, sendo 18/10/2010 de 13h45 às 17h45 e 19/10/2010 a 22/10/2010 de 8h30 às 11h30.

Mais informações através do telefone (31) 3834-6472 ou pelo email origem@origemincubadora.com.br


Sebrae-MG lança pesquisas que irão avaliar as expectativas e desempenho dos pequenos negócios

Minas Gerais terá pesquisas sobre o desempenho e as expectativas das micro e pequenas empresas (MPEs). Os estudos realizados pelo Sebrae-MG irão substituir a Sondagem Trimestral da Indústria da Transformação e incluirá a evolução da indústria, comércio, serviços e construção civil. As pesquisas serão lançadas em fevereiro de 2011.

A metodologia das pesquisas está sendo desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).

O estudo Desempenho das MPEs mineiras continuará avaliando trimestralmente o faturamento, empregos, produção física, estoque, gastos com pessoal, preços dos produtos e utilização da capacidade instalada. A novidade será a participação de empresas de mais três setores da economia, a divulgação de dados por região e a inclusão de novas informações sobre o desempenho das MPEs do Estado, tais como investimento, acesso ao crédito/endividamento, custos, volume de vendas e impostos pagos.

Já a pesquisa Expectativa das MPES Mineiras irá levantar as perspectivas dos empresários para o trimestre seguinte em relação à economia brasileira, ao setor de atividade no qual as empresas atuam, ao custo financeiro e operacional e aos investimentos.

As mudanças irão oferecer mais informações sobre as MPEs no estado, possibilitando aos empresários avaliarem a situação da empresa em relação aos pequenos negócio e norteando as ações do Sebrae-MG para promover o desenvolvimento das MPEs em Minas Gerais.


Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG