segunda-feira, 26 de julho de 2010

Etiqueta profissional não é sinônimo de frescura

A palavra etiqueta designa um conjunto de regras sociais de relacionamento. Isto vale para qualquer ambiente ou fase da vida de um ser humano.

No mundo dos negócios deve ser observada a fim de tirar o melhor proveito em suas relações. Principalmente num ambiente competitivo, onde a construção de uma boa imagem profissional, social e pessoal exige hábitos e posturas adequadas.

Neste contexto, aquele que conhece e se ajusta as normas de cerimonial , observa os costumes de seus interlocutores, é criativo, empreendedor e tem uma visão global; possui ferramentas poderosas que o levarão ao sucesso, qualquer que seja a sua profissão.

Boas maneiras e educação são bem vindas em qualquer lugar e fazem a diferença. Por isso, durante um processo seletivo são observados os traços de civilidade do candidato, a maneira como reage aos estímulos, suas roupas, asseio e até a maneira como se senta.

Somos observados o tempo todo e observamos nossos companheiros de trabalho durante todo o tempo em que permanecemos juntos. Bom dia, boa tarde, obrigado, por favor e até logo, são palavras mágicas que demonstram mais do que cortesia, representam a educação e respeito às regras de boa conduta.

O trato social exige cordialidade e segurança , por isso é imprescindível se conhecer e entender a cultura do ambiente onde vivemos.

E O QUE É ETIQUETA PROFISSIONAL?

Etiqueta é um conjunto de normas cerimoniosas no trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso, da educação e do bom gosto. Ao contrário do que muitos pensam essas regras não são um privilégios de determinadas camadas sociais; qualquer pessoa pode aprendê-las e fazer delas uma ferramenta para se promover na carreira.

Não se preocupar com isso pode ter um custo alto para o profissional. Tem muitas pessoas que levam desvantagem por causa da má impressão que transmitem.
No mundo globalizado a etiqueta deixou de ser sinônimo de frescura e passou a ser o diferencial que vai, dentre outros critérios, colocá-lo em destaque no ambiente corporativo.

Com o mercado cada vez mais competitivo onde fidelizar clientes quase não é mais possível, as empresas sabem que seus colaboradores terão melhor desempenho se dominarem as regras da Etiqueta Empresarial para sustentar uma relação duradoura com seus clientes.

Hoje a concorrência é cruel com suas inúmeras opções de serviços e produtos, não se pode ignorar que um profissional que se comporta com profissionalismo, que domina as regras básicas dos cumprimentos e apresentações, e pratica a etiqueta empresarial é essencial na a sobrevivência das empresas. Ele faz diferença.

As pesquisas revelam que cerca de 87% das empresas demitem por problemas de conduta, pois não querem ter sua imagem abalada por profissionais inadequados.

De maneira geral, os profissionais possuem mais ou menos a mesma qualificação técnica e de educação, o que os diferencia é a sua capacidade de agir com segurança e profissionalismo, normalmente decorrentes do domínio da Etiqueta Empresarial.

Na contratação de recursos humanos as empresas levam em consideração não apenas a formação acadêmica do candidato, mas também as características pessoais como atitude, o vestuário e a aparência.

Já durante a relação profissional são observadas a todo o momento se o sujeito age com elegância no trato com outras pessoas, se possui bom-humor e tem autocontrole no trabalho em equipe, o que significa seguir as orientações da ética e de educação.

Alguns exemplos de falta de etiqueta empresarial:
- Chamar os outros de ‘colega’, ‘amiguinho’ e afins ao telefone.
- Ser muito efusivo e rir ou falar alto tumultuando o ambiente.
- Cumprimentar os clientes com beijinhos e forçar uma intimidade que não se deve.
- Chegar atrasado aos compromissos achando que esta é uma condição de superioridade, assim como se vestir fora do contexto exagerando nos acessórios e perfume.

Mas o pior de tudo são os arrogantes que se julgam superiores e submetem os colegas a constrangimentos, e os fofoqueiros e indiscretos que adoram fazer perguntas de caráter pessoal.

Dicas da etiqueta empresarial para que essa convivência seja positiva e saudável:

• Seja educado e solícito com todos. Você está na empresa para desenvolver seu trabalho e ele, está intrinsecamente ligado ao dos outros funcionários. Uma cooperação mútua é vital. Invista no seu marketing pessoal.

• Trate tanto os funcionários, com cargos hierárquicos altos ou baixos, com respeito e educação. Isto tem a ver com boas maneiras, certo?

• A etiqueta empresarial fala: Utilize as nomenclaturas relativas à posição que a pessoa ocupa sempre. Por exemplo, se é um advogado, médico, dentista ou alguém que tem doutorado, chame-o por Dr., seguido do seu nome.

• Antes de entrar em uma sala, sempre bata na porta e espere que quem estiver no interior, autorize sua entrada. Esta regra além de fazer parte da etiqueta empresarial, faz parte da boa educação.

Não sente espere ser convidado
• A etiqueta empresarial esclarece: Se for conversar com uma pessoa em sua sala e ela estiver sentada, espere que autorize que você sente-se também. Se não acontecer, permaneça em pé.

Pratique o espírito de equipe
• Pratique o espírito de equipe, formando parcerias, trocando idéias e opinando de forma positiva quando for solicitada. Seja proativo. Vai receber um 10 na etiqueta empresarial.

• Se algum funcionário está muito atarefado e você disponível, ofereça ajuda. Se ele recusar não insista. Ele pode estar fazendo alguma tarefa confidencial ou que só ele domine.

• Se for convidado para almoçar com seus colegas, aceite. É sempre mais uma oportunidade para estreitar os laços entre vocês. Mas leia em Etiqueta Empresarial - Postura no trabalho para não cometer nenhuma gafe neste almoço.

• A Etiqueta empresarial dá ênfase à seguinte regra: Não conte vantagens, não faça fofocas e evite falar de sua vida ou de assuntos exclusivos do seu trabalho. Fale sobre generalidades e atualidades.

Aplauda o sucesso dos seus colegas
• Aplauda o sucesso dos seus colegas e não tenha inveja. Admirar o trabalho bem executado do outro é a melhor maneira de melhorar o seu desempenho, seguindo o exemplo que deu certo.

• Não se vanglorie perante os demais. Se você é realmente bom e tem qualidades, logo todos notarão. Esta não é uma regra apenas de etiqueta empresarial, mas das boas maneiras e educação também.

• Sorria sempre que cruzar com outro colega. Espalhe simpatia.

• Elogie sinceramente quando algum colega se destacar ou fizer algo surpreendente.

• Mantenha o otimismo sempre. Derrotismo e pessimismo afastam as pessoas e as boas oportunidades.

• Sábia regra da etiqueta empresarial: Com o colega que não simpatiza com você, seja sempre educado e amável. Não alimente essa desavença. Procure mudar a opinião errada que ele faz de você.

Enfim você está vendo que etiqueta empresarial se confunde com boas maneiras e boa educação. Portanto:

Estabeleça uma relação harmoniosa com todos. Muitos colegas, que no primeiro momento pareciam antipáticos ou estranhos, podem se tornar grandes colegas de trabalho e parceiros na obtenção de sucesso para a empresa e conseqüentemente para você.

Quanto mais você se preparar para ser um bom profissional pondo em pratica as dicas da etiqueta empresarial mais você terá chance de sucesso.


"Aquilo que você mais sabe ensinar, é o que você mais precisa aprender..."(Richard Bach)

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