quarta-feira, 17 de março de 2010

Empresas incubadas mostram potencial inovador


Feira em São José dos Campos (SP) reúne 250 empresas incubadas de oito estados brasileiros; diretor do Sebrae diz que incubadoras desenvolvem um 'olhar' para o encadeamento produtivo

Um exaustor portátil que neutraliza os odores causados por produtos químicos em salões de cabeleireiro, um fertilizante produzido a partir de rochas nobres trituradas e um bioadesivo cutâneo nanoestruturado para ajudar no combate a tumores. Essas e muitas outras inovações tecnológicas podem ser vistas a partir desta terça-feira (16) na InovaBrasil - 1ª Feira Empresarial de Incubadoras e Parques Tecnológicos.

Totalmente gratuita e aberta ao público, a feira realiza-se no Parque Tecnológico de São José dos Campos (interior paulista) e é organizada pela Rede Paulista de Incubadoras (RPI) com o patrocínio do Sebrae. Cerca de 250 empresas incubadas irão expor seus produtos durante o evento. Dessas 200 são do Estado de São Paulo e outras 50 de sete Estados brasileiros (Minas Gerais,Mato Grosso,Mato Grosso do Sul,Ceará,Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná).

Para o diretor Técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que abriu o evento na tarde desta terça-feira (16), as incubadoras de empresa têm uma importância fundamental para o desenvolvimento econômico do país. “Milhares de empresas se cadastram por dia em todo o país. Até o final do ano temos o desafio de registrar um milhão de empreendedores individuais. São todas importantes para o país, mas uma empresa que nasce em uma incubadora nasce forte e com o objetivo de fazer a diferença no mercado. Ela traz inovação e cria competitividade”, diz o diretor.

As incubadoras, segundo Santos, tem passado por uma mudança importante nos últimos anos, voltando o “olhar também para o encadeamento produtivo”, onde as grandes empresas negociam com as pequenas como fornecedores e não apenas como clientes finais. “A InovaBrasil é elogiável neste sentido, aproximando os grandes compradores dos pequenos fornecedores”.

Em São Paulo são 73 incubadoras de empresas com mais de mil empresas incubadas, gerando mais de três mil empregos. No país, são 400 incubadoras e 25 parques tecnológicos em operação. O superintendente do Sebrae/SP, Ricardo Tortorella, acredita que as incubadoras de empresas devam atender os interesses da comunidade, desenvolvendo produtos inovadores.

Também na cerimônia de abertura, o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, um dos vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, anunciou a expansão do Parque Tecnológico de São José de 12 milhões de metros quadrados para 24 milhões de metros quadrados. “O poder público investiu R$ 25 milhões, mas o retorno já atinge mais de R$ 1bilhão. Esta é uma prova de que o projeto é um ótimo negócio”.

Petróleo e gás natural

Um dos grandes eventos na programação da feira acontecerá nesta quarta-feira (17), a partir das 9h. O seminário Oportunidades de Negócios no Fornecimento do Setor de Petróleo e Gás Natural irá mostrar como a Petrobras está cadastrando seus fornecedores na região para a entrada do Pré-Sal.

Na quinta-feira (18) os visitantes poderão assistir à palestra BNDES e Inovação, das 9h às 10h30.

As empresas incubadas também irão participar na quinta-feira de uma rodada de negócios com grandes fornecedores. Entre eles, Delphi, Eaton, Embraer, General Motors, Gerdau, Johnson & Johnson, Kodak, Panasonic, Petrobrás, Radici Group, TI Automotive e Viapol. É preciso se inscrever previamente.

Da Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário