Ações tem foco na ampliação da formalização da economia e no aumento da competitividade do segmento
Da Agência Sebrae de Notícias
O Sebrae e o Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - renovaram a parceria que prevê a ampliação de serviços financeiros para micro e pequenas empresas. Um dos focos do convênio firmado entre as duas instituições é a sustentação do processo de formalização da economia, por meio de atendimento especial aos empreendedores individuais.
O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, reforçou que iniciativa leva em conta o desafio institucional de ampliar e melhorar continuamente o atendimento prestado aos pequenos negócios. “Nosso atendimento é voltado para a competitividade das micro e pequenas empresas. E se elas estiverem juntas, praticando as mais variadas formas de cooperativismo, incluindo o de crédito, isso facilita muito o nosso trabalho, a disseminação do conhecimento”, disse Okamotto.
De acordo com o diretor Técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, a instituição continuará articulando fortemente para que as cooperativas de crédito possam operar com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), geridos pelo BNDES, porque essa é uma forma de disponibilizar mais recursos de forma ágil e com redução de custo para micro e pequenas empresas.
“O Sebrae trabalhou para que essa permissão fizesse parte do texto da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que acabou sendo aprovada sem esse dispositivo. Mas isso não impedirá de continuermos trabalhando pela concretização de mais esse avanço", enfatizou Carlos Alberto.
Segundo ele, da perspectiva do Sebrae, o fortalecimento de todos os tipos de associativismo e, particularmente, do cooperativismo de crédito é fundamental. “O problema não é ser pequeno, é trabalhar sozinho. Juntos, os pequenos negócios ganham força para acessar crédito, a inovação e ganhar mercado”, disse Carlos Alberto.
Já o presidente do Sicoob, José Salvino, afirmou que as cooperativas de crédito cresceram durante a crise e isso sempre acontece em situações conjunturais difíceis, justamente porque está perto de quem produz ou presta serviços. “Elas também sabem das necessidades de seus associados e mantêm com eles uma relação baseadas na confiança e no conhecimento mútuo”, assinalou.
Para o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, a parceria permite a implementação de ações conjuntas que agregam valor à produção e à prestação de serviços ofertados por um segmento da população que precisa de apoio especial. Ele ressaltou que as cooperativas de crédito estão se voltando cada vez mais para empreendedores de pequenos negócios com dificuldades de acesso ao sistema bancário tradicional e, inclusive, trabalhando com microcrédito.
O convênio entre o Sebrae e o Sicoob foi assinado na noite de quarta-feira (10), em Brasília (DF). Assinaram o documento o presidente e o diretor Técnico do Sebrae, respectivamente, Paulo Okamotto e Carlos Alberto dos Santos, bem como os presidentes do Sicoob, José Salvino de Menezes, e do Bancoob, Marco Aurélio Almada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário