segunda-feira, 20 de agosto de 2012

74% dos usuários do Facebook curtem pelo menos uma página de empresa ou marca


Em entrevista com 1.316 usuários de internet, a E.life, empresa de inteligência de mercado nas redes sociais, descobriu algumas características e comportamentos das pessoas nessas mídias. A conclusão que talvez mais interesse para os negócios que estão adotando estratégias nesses meios é que 74% dos usuários do Facebook curtem pelo menos uma página de empresa ou marca. No Twitter, 54,1% seguem o perfil de uma companhia, produto ou serviço.

Mas há um dado que muitas vezes passa batido pelos empreendedores: 43% das pessoas estão nessas redes para se relacionar com amigos, parentes e colegas. Apenas 1,8% afirmou que procura informações sobre empresas, produtos e serviços. Ou seja: ou você constrói uma estratégia rica em conteúdo interessante ou é bem provável que sua empresa passará despercebida. “O consumidor está ali pelos seus relacionamentos pessoais, então cada empresa precisa pensar melhor no que pode oferecer para chamar sua atenção”, afirma Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.

A pesquisa abordou outro ponto muito estudado por quem trabalha com mídias sociais: a dualidade entre oferta de descontos e oferta de conteúdo. Como já disse ali em cima, informações de qualidade são uma das características mais importantes de uma estratégia em mídias sociais. Só que o estudo da E.life mostra que, no Facebook, o motivo que leva 35,2% dos entrevistados a curtir uma determinada página são a oferta e a oportunidade exclusiva de obter um produto. E 30,8% se interessam pelo conteúdo veiculado na rede social. Ou seja, a diferença entre os dois é pequena. Para Lima, ainda é preciso considerar que outros 15,9% vão atrás dessas páginas pelo suporte de serviços, atendimento online e novidades. Isso mostra que os usuários buscam as empresas nessas redes por motivos diferentes do que apenas o comercial.

Os números no Twitter seguem o mesmo padrão: 33,9% dos entrevistados informam que seguem uma marca devido às ofertas e oportunidades exclusivas; 29,4%, por acharem interessante o conteúdo postado; 19,7%, pelo suporte de serviços, atendimento online e novidades. Esse último dado também confirma a característica de SAC 2.0 que essa rede adquiriu.

A pesquisa ainda concluiu:

- 56% dos usuários de redes sociais acessam suas contas por meio de celulares e smartphones. Isso implica que empresas precisam adaptar seus sites para o formato em caso de redirecionamentos;

- A maioria desses usuários está praticando outras atividades offline enquanto estão conectados;

- Entre 2011 e 2012, houve um crescimento da presença dos brasileiros no Facebook e no Tumblr – um dos queridinhos do momento -, enquanto houve queda no Orkut e no Blogger;

- Ainda assim, o maior crescimento em atividade dos brasileiros aconteceu no Facebook e no YouTube.

Para conferir a pesquisa, completa clique aqui.


Fonte: PEGN


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