Em entrevista com 1.316 usuários de internet, a E.life,
empresa de inteligência de mercado nas redes sociais, descobriu algumas
características e comportamentos das pessoas nessas mídias. A conclusão que
talvez mais interesse para os negócios que estão adotando estratégias nesses
meios é que 74% dos usuários do Facebook curtem pelo menos uma página de
empresa ou marca. No Twitter, 54,1% seguem o perfil de uma companhia,
produto ou serviço.
Mas há um dado que muitas vezes passa batido pelos
empreendedores: 43% das pessoas estão nessas redes para se relacionar com
amigos, parentes e colegas. Apenas 1,8% afirmou que procura informações sobre
empresas, produtos e serviços. Ou seja: ou você constrói uma estratégia rica em
conteúdo interessante ou é bem provável que sua empresa passará despercebida.
“O consumidor está ali pelos seus relacionamentos pessoais, então cada empresa
precisa pensar melhor no que pode oferecer para chamar sua atenção”, afirma
Alessandro Barbosa Lima, CEO da E.life.
A pesquisa abordou outro ponto muito estudado por
quem trabalha com mídias sociais: a dualidade entre oferta de descontos e
oferta de conteúdo. Como já disse ali em cima, informações de qualidade são uma
das características mais importantes de uma estratégia em mídias sociais. Só
que o estudo da E.life mostra que, no Facebook, o motivo que leva 35,2% dos
entrevistados a curtir uma determinada página são a oferta e a oportunidade
exclusiva de obter um produto. E 30,8% se interessam pelo conteúdo veiculado na
rede social. Ou seja, a diferença entre os dois é pequena. Para Lima, ainda é
preciso considerar que outros 15,9% vão atrás dessas páginas pelo suporte de
serviços, atendimento online e novidades. Isso mostra que os usuários buscam as
empresas nessas redes por motivos diferentes do que apenas o comercial.
Os números no Twitter seguem o mesmo padrão: 33,9% dos
entrevistados informam que seguem uma marca devido às ofertas e oportunidades
exclusivas; 29,4%, por acharem interessante o conteúdo postado; 19,7%, pelo
suporte de serviços, atendimento online e novidades. Esse último dado também
confirma a característica de SAC 2.0 que essa rede adquiriu.
A pesquisa ainda concluiu:
- 56% dos usuários de redes sociais acessam suas contas por
meio de celulares e smartphones. Isso implica que empresas precisam adaptar
seus sites para o formato em caso de redirecionamentos;
- A maioria desses usuários está praticando outras
atividades offline enquanto estão conectados;
- Entre 2011 e 2012, houve um crescimento da presença dos
brasileiros no Facebook e no Tumblr – um dos queridinhos do momento -, enquanto
houve queda no Orkut e no Blogger;
- Ainda assim, o maior crescimento em atividade dos
brasileiros aconteceu no Facebook e no YouTube.
Fonte: PEGN
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