quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Origem Incubadora participa de reunião da Rede Mineira de Inovação no CENTEV


 A equipe da Origem Incubadora participou da II Reunião Anual da Rede Mineira de Inovação (RMI) realizada no CENTEV, entre os dias 30 e 31 de julho. Na reunião, foram abordados assuntos como a apresentação, análise e aprovação do novo estatuto social da RMI.

A reunião teve início com a participação da reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que deu boas vindas aos participantes e destacou o papel do CENTEV no processo de incentivo à inovação. Após as palavras da reitora, a diretora-executiva do CENTEV, professora Adriana Ferreira de Faria, explicou sobre a instituição e seu funcionamento, destacando ainda as características de cada uma das unidades integrantes do CENTEV, que são: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), Central de Empresas Juniores (CEMP) e Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE).

Na sequência, os participantes puderam prestigiar a palestra do Dr Michel Brunet – consultor internacional, pesquisador visitante no NPGT da USP e membro do Conselho dos “Anjos do Brasil”. O tema da palestra foi “O Sucesso da Empresa Inovadora com o Financiamento de Anjos”. Brunet discorreu sobre as formas de atuação dos Anjos, bem como as linhas de financiamento. Após a palestra, houve espaço para discussão de ideias e esclarecimentos. Encerrando o primeiro dia de atividades, os associados da Rede analisaram e votaram alterações em itens do estatuto.

No segundo dia de reunião, a gestora do projeto de incubadoras do SEBRAE Nacional, Maria de Lourdes da Silva, orientou os associados sobre os próximos passos do convênio do SEBRAE/Cerne. Na oportunidade, foi ainda apresentado o novo portfólio do SEBRAE pela gestora estadual do programa SEBRAETEC e Incubadoras de Empresas do SEBRAE/MG, Andréa Furtado. Andréa disse que as incubadoras se relacionam diretamente com o SEBRAE regional, destacando a boa relação mantida com o CENTEV. Em seguida, a empresa Studium apresentou aos associados os softwares que ajudarão as incubadoras durante a certificação para o Cerne.

O gestor de negócios da Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), Luiz Carlos Dionísio, disse que a reunião fortalece o grupo e permite a troca de experiências entre os membros envolvidos. Dionísio ainda parabenizou a equipe do CENTEV pelo trabalho desenvolvido através de sua incubadora e seu parque tecnológico. O presidente da RMI, Paulo Augusto Garcia, fez um balanço positivo da reunião e disse que o encontro debateu itens importantes para os associados, orientando-os em sua atuação. Paulo também destacou a importância do diálogo entre os associados, o que permite um crescimento para todos os segmentos envolvidos.

A reunião foi encerrada com um balanço das ações feitas pela diretoria da Rede Mineira de Inovação no período 2011-2012, convidando os associados a participarem do próximo encontro, a ser realizado em novembro, em Lavras.



Com informações do Centev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário