Investimentos em marketing são vitais para que uma empresa
possa atrair novos clientes e mantê-los satisfeitos
Altos investimentos em campanhas publicitárias e ações em
mídias sociais costumam ser associados a grandes empresas. No entanto, com a
necessidade de expansão de mercado, também as pequenas empresas têm
dado certa atenção a investimentos em marketing.
Aqui não me refiro a ter um departamento de marketing ou
mesmo uma equipe completa, mas ao planejamento de verba para as ações de
marketing.
E quanto deve ser investido em marketing? A resposta sairá
deste planejamento, ou como é comumente chamado, do plano de marketing. É
listar possíveis ações, fazer orçamentos para saber os custos, buscar por
fornecedores que possam executá-las, criar um cronograma para adequar as ações
à sazonalidade de seu negócio e, principalmente, determinar objetivos para
estas ações.
Podemos dividir os investimentos em marketing em dois
grupos. O marketing institucional é aquele com ações para que os clientes
conheçam a empresa e seus produtos e serviços. Refere-se, por exemplo, ao
desenvolvimento da logomarca, do website, das mídias sociais, dos materiais
gráficos (cartões de visita, folders, catálogos, etc.) e de propagandas em
revistas. Neste caso, recomenda-se investimento constante. Assim, em vez de um
percentual do faturamento, melhor seria estabelecer um valor fixo mensal que
cubra o planejamento de marketing da empresa.
Já o marketing comercial é feito com ações para gerar
aumento de vendas, como campanhas para datas especiais e promoções. O
percentual de investimento tende a variar muito de acordo com o segmento da
empresa. Empresas que dependem de ações de marketing para vender chegam a
investir 10% do faturamento ou até mais. No geral, investir de 3% a 5% do faturamento
é um bom patamar.
Fonte: Exame.com
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