Ela é uma das formas mais eficientes e eficazes para apoiar o desenvolvimento
humano e organizacional, desde que utilizada corretamente!
A avaliação 360º (ou Feedback 360º) é um
instrumento de desenvolvimento que pode ser usado por qualquer pessoa que tenha
interesse em se autoconhecer, enxergando-se a partir de múltiplas
perspectivas. Quando utilizada dentro do contexto organizacional, contribui de
maneira significativa para o desenvolvimento de competências e comportamentos
de liderança demandados pela organização.
Trata-se de um processo em que os participantes (avaliados)
recebem feedback estruturado de seu superior, pares e subordinados,
fazendo também uma autoavaliação. O 360º, como é comumente chamado, pode ser
feito de maneira formal ou não, avaliando competências específicas ou
simplesmente perguntando sobre comportamentos demonstrados. Tradicionalmente, a
avaliação 360º é construída sobre competências específicas e conduzida de
maneira anônima, proporcionando assim um feedback mais honesto e
transparente.
Seu resultado consolida as diversas percepções e funciona
como um espelho de 4 faces, em que se pode comparar a visão de cada um dos
grupos com a visão que se tem de si próprio, gerando poderosos insights para
o participante. É importante ressaltar que a avaliação 360º mensura percepções,
mas não pode ser tomada como verdade absoluta. Ela deve, sim, ser utilizada
para reflexão e desenvolvimento, mas não como instrumento de mensuração de
performance ou para subsidiar programas de remuneração variável, por exemplo.
Sistemas ou processos imprecisos ou confusos podem levar a resultados
improdutivos, como feedback punitivo, metas de desenvolvimento não
apropriadas, stress, cinismo, descrença e falta de participação.
Por outro lado, se feito e utilizado corretamente, o 360º
leva o avaliado a assumir responsabilidade por seu autodesenvolvimento, por
meio da elaboração e execução de um plano de ação com objetivos claros e indicadores
de progresso. No entanto, para que o avaliado assuma essa responsabilidade, ele
deve ser envolvido desde o início na escolha dos participantes que irão
responder sua avaliação. A credibilidade destes perante o avaliado é crítica
para o sucesso do processo. Da mesma forma, o resultado deverá ser entregue em
primeira mão para o avaliado, para que ele tenha tempo de assimilar o conteúdo
e refletir sobre as mensagens ali contidas. Se isto não for respeitado, o
avaliado poderá descartar os resultados da avaliação e todo o processo terá
sido um desperdício de tempo e recursos. O que se recomenda é que o próprio
avaliado compartilhe seus resultados com seu superior imediato para discutir
seu plano de desenvolvimento, alinhando suas necessidades de desenvolvimento
com aquelas identificadas pela empresa.
Em resumo, a avaliação 360º é uma das formas mais eficientes
e eficazes para apoiar o desenvolvimento humano e organizacional, desde que
utilizada corretamente!
Márcia Veras é coach executiva e consultora em Gente
& Gestão.
Fonte: Endeavor Brasil
Fonte: Endeavor Brasil
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